Press Article - bluemenauense garante presenca no havai

Apenas um representant de Santa Catarina – dos 50 que disputaram a 5ª edição do Ironman Brasil, em Florianópolis – garantiu vaga para o Ironman do Havaií, em outubro.

O classificado é o blumenauense Cláudio Kock, da categoria 45-49 anos, e que já disputou a prova em outra ocasiões.

Das 50 vagas em disputa para a competição havaiana, 15 são do Brasil. Na categoria elite masculina, os três primeiros confirmaram presença: o alemão Olaf Sabatschus, o argentino Oscar Galindez e o chileno Cristian Bustos.

Já no feminino, a norte-americana Joanna Zieger, campeã da prova, foi a primeira a carimbar o passaporte, seguida da húngara Harsanyi Zsuzsanna, quarta colocada, beneficiada pelo fato de Fernanda Keller, vice-campeã, e Lauren Jensen (EUA), terceira, já terem vaga garantidas para a competição da Ilha de Kona.

Os brasileiros classificados são Alexei Von Zuben (categoria 18-24 anos), Edney Batista (25-29), Manoel Neto (30-34), Ricardo Rodrigues, Ricardo Santos, e Sérgio Meniconi, todos de São Paulo (SP); Raul Freitas, de Porto Alegre (RS); Marco Costa, de Tapiratiba (SP); Eugênio Furioso (35-39), de Brasília (DF); Carlos Augusto Paiva da Conceição, de Santos (SP) e José Renato Borges (40-44), de São Vicente (SP); Cláudio Kock (45-49), de Blumenau (SC); Luiz Carlos Ribeiro (50-54), do Rio de Janeiro (RJ); Lillen de Araújo (18-24) e Tatian Queiroz (35-39), ambas de Brasília (DF).

O diretor da prova Carlos Galvão fez uma rápida avaliação da prova de 2005, dizendo que a mudança de dia, do sábado para o domingo, mostrou-se acertada devido ao trånisto. Ele disse ainda que a respostas dos atletas em relação a alteração do percurso foi muito positiva.

Galvão confirmou o interesse de manter o Ironman Brasil em Florianópolis, a mobilização da comunidade e dos voluntários é a coisa mais positiva, e o prefeito Dário Berger nos garantiu que existe interesse do município em manter a prova aqui. Como nós também não pensamos em tirar o evento da Capital Catarinense, acho que estamos no caminho certo. O evento está consolidado.